Efeito halo

4 07 2017

O que é?

Pra mim, a melhor maneira de explica o que é o efeito Halo é com um exemplo:

Imagine uma empresa de carros que produz 10 diferentes carros, desses 9 carros são a gasolina e poluem o meio ambiente e 1 carro é elétrico. A empresa pode utilziar o efeito Halo ao seu favor fazendo marqueting sobre o carro que não polui gerando assim uma imagem de empresa boa, o que faz com que as pessoas desconsiderem os outros 9 modelos de carro que poluem.

Sendo assim o efeito Halo é a predominância de um determinado fato sobre os outros no julgamento de algo.

Outro exemplo é a utilização de famosos para vender, fazendo que as pessoas que confiam nos famosos comprem os produtos, uma vez que a confiança nos famosos é uma premissa predominante no julgamento do produto.

Quem descreveu esse efeito?

Thorndike investigou esse fenômeno em 1920. Muito resumidamente, concluiu que “depois de criada uma primeira impressão global sobre uma pessoa, temos a tendência para captar as características que vão confirmar essa mesma impressão”.

Por que isso me interessa?

Pra mim vale saber que existe esse efeito para controlarmos melhor meus julgamentos e tentar não ser manipulado pelo mesmo.

Fonte: AQUI

Anúncios

Ações

Information

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: